top of page
  • Foto do escritorCarol Zablonski

Quais as dificuldades em ser líder?



 

Vamos falar um pouco a respeito das dificuldades em ser líder mas, afinal, o que é liderança?

A liderança NÃO é um conjunto de regras que um chefe usa para aperfeiçoar seus funcionários. De acordo com o livro, O monge e o executivo, de James C. Hunter, liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Você conhece as características de um Chefe e de um Líder?

As principais características de um chefe são a tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. O chefe enxerga os funcionários e colaboradores de sua vida como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz para atingir seus objetivos.

As principais características de um líder são inspirar, motivar e conduzir as pessoas em qual direção seguir e, o mais importante, indo junto. O líder prefere fazer parte da equipe ou do time, compartilhando os sucessos e fracassos.

Mas quais são as dificuldades em ser líder?

Um líder precisa ajudar as pessoas a evoluírem e para isso precisa ter conhecimento para conseguir ensinar e tirar dúvidas, por isso ele não pode se confortar com apenas o que já sabe, o líder precisa se atualizar, buscar novos conhecimentos e aprimorar habilidades que já possui, seja fazendo cursos, lendo livros ou assistindo palestras. Algumas vezes, o líder pode se preocupar demais com sua equipe e, a fim de não sobrecarregá-los, ele mesmo acaba se sobrecarregando com tarefas. Para evitar isso, um bom líder deve definir suas prioridades, planejar e delegar funções a fim de ter tempo para seu próprio desenvolvimento. Dividir as tarefas e dar autonomia às outras pessoas é uma ótima forma de trabalhar a confiança no seu time.


Texto desenvolvido pela equipe PsiQi


Se você quiser aprender um pouquinho mais sobre, recomendamos:

-O livro “O monge e o executivo” de James C. Hunter

- O artigo “Como Tornar-se um Líder.” de ADAIR, J.


Caroline Zablonski é designer gráfico e desenvolvedora front-end. Atua com a criação de soluções através de projeto do desenvolvimento da imagem e das estruturas web, sempre pensando na experiência do usuário.


Contato: (11) 98983-4859

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page