P_20170411_130901_BF_1.jpg

GISELA DE OLIVEIRA GUSMÃO

CRP 06/128909

CRTO 0904

Psicóloga e Psicanalista, Graduou-se em Psicologia Clínica e Social (2015) pelo Centro Universitário São Camilo; Formou-se em Psicanálise de Casal e Família (2018) pela Laços – Núcleo de Estudos e Reciclagem da Família; Pós – Graduada em Geriatria e Gerontologia na Anhanguera/Uniderp (2020); É mestranda em Estudos da Cultura Contemporânea na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT; Participa do Grupo de Estudos (Linha de pesquisa: Poéticas Contemporâneas) e Multimundos (Linha de pesquisa: Ciência, Cinema e Outras Artes) filiados ao programa de pós graduação da UFMT; É Terapeuta Oriental pelo SATOSP - Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo (2003).

Realizou em 2020-2021 o curso Curso Internacional sobre a interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Humanas para a Formação Docente em Saúde pela Escola de Governo FIOCRUZ. Realizou em 2020, curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 na Escola de Governo FIOCRUZ em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres – CEPEDES (ENSP).  

Possui experiência nas áreas de dependência química, sexualidade e saúde da população LGBT e segue se dedicando aos estudos nas áreas de saúde mental e envelhecimento cognitivo, bem como estudos na área da Psicologia do Trabalho junto a uma cooperativa de Óleo de Argan, em Chtouka Ait Baha, no Marrocos. Atua como tutora na Universidade Unileya e como Psicoterapeuta presencial e on-line, individual para crianças, jovens e adultos; casais e famílias, com foco nas seguintes áreas: terapia psico corporal, terapia de casal e família, luto, envelhecimento, mediação nas separações/divórcio e guarda dos filhos, avaliação psicológica, orientação profissional.

Cursou Extensão Universitária em "Detecção do uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento" pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Exerce a Acupuntura, a Acupressão e a técnica japonesa de alinhamento postural, Jão Tchedo, bem como o exercício chinês para a saúde "Qi Gong - Liu Zi Jue", Tendo realizado imersão para estudo do Exercício Marcial e Meditativo Chinês para a Saúde Holística (2017), no Centro de Treinamento - Escola de Artes Marciais Shaolin Tagou do Templo Shaolin, no monte Song, em Henan, na República Popular da China.

Nos últimos 20 anos tem investido na ampliação dos horizontes a respeito da diversidade cultural e suas peculiaridades, tendo vivido em imersão em países, tais como Israel, tornando-se membro do Club Shalom em 2001 (Paz e fraternidade entre as nações) após aprimoramento no Instituto Golda Meyer pela Mashav - Agência Israelense de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no Ministério das Relações Exteriores, e, mais recentemente no Marrocos, cuja estadia culminou no projeto de criação da Cooperativa Agrícola Eco Hands. É membro da Associação Paulista de Terapia Familiar APTF, atuando na rede de apoio voluntário desde 2020.

Desenvolveu estudos a respeito do envelhecimento cognitivo com idosos institucionalizados em ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos), bem como à pesquisas nas áreas de Psicologia do Esporte e da Saúde da População LGBT, junto ao Centro Universitário São Camilo em parceria com a USP e UNB.